Irã faz declaração ao mundo após ataque de Israel: "Nações de todos os povos, lembrem-se de que não fomos nós que iniciamos isso. A guerra já começou"
- Giro da Notícia
- 12 de jun.
- 1 min de leitura

Na noite de quinta-feira (12) o Oriente Médio voltou a ser palco de uma escalada de violência. O governo do Irã acusou oficialmente Israel de iniciar a guerra, após uma série de ataques aéreos direcionados a alvos estratégicos no território iraniano.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, autoridades iranianas confirmaram que o ataque resultou na morte do general Hossein Salami, comandante da temida Guarda Revolucionária Islâmica, além de dois cientistas ligados ao programa nuclear do país Fereydoun Abbasi-Davani e Mohammad Mehdi Tehranchi eram destaque no desenvolvimento de tecnologia atômica.
O Irã classificou o ataque como uma “agressão direta e injustificada” e prometeu uma resposta dura e proporcional. O porta-voz do governo iraniano declarou: “Israel escolheu o caminho da guerra, e saberá lidar com as consequências.”
O governo de Israel, por sua vez, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a operação, mas fontes militares afirmam que a ação teria como objetivo neutralizar ameaças iminentes à sua segurança, especialmente relacionadas ao avanço do programa nuclear iraniano.
A tensão entre os dois países cresce rapidamente, e o mundo observa com preocupação os próximos desdobramentos, temendo que o conflito se amplifique e envolva outras potências da região.



Comentários