Em Viagem Internacional, Lula Confirma Que Disputará Eleições Presidenciais de 2026
- Giro da Notícia
- 23 de out.
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (23), durante visita oficial à Indonésia, que pretende disputar um quarto mandato nas eleições presidenciais de 2026. A declaração, feita ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, marca a primeira confirmação pública e direta do chefe do Executivo sobre seus planos eleitorais futuros.
A afirmação ocorreu em uma coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia, onde Lula cumpre agenda oficial no Sudeste Asiático. Ao comentar sobre a relação entre os dois países, o presidente brasileiro fez o anúncio.
“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou Lula. Ele completou: “Digo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja por demais valorosa”.
Apesar de a possibilidade de reeleição ser amplamente debatida nos bastidores políticos há meses, Lula vinha adotando um tom de cautela em declarações anteriores, afirmando que só pensaria no tema "em 2026". A confirmação em solo internacional, no entanto, solidifica o cenário de que o presidente buscará a permanência no Palácio do Planalto.
Caso seja bem-sucedido nas urnas, Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse em 2027 com 81 anos de idade.
A agenda do presidente na Ásia, que inclui a Indonésia e, em seguida, a Malásia para participar da 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), tem como foco a ampliação das relações políticas e comerciais do Brasil com a região. A declaração eleitoral, contudo, roubou a cena e deve intensificar o debate político nacional nas próximas semanas.



Comentários