Sisu 2026 Adotará Novo Critério e Aceitará Notas das Três Últimas Edições do Enem
- Giro da Notícia
- 27 de out.
- 1 min de leitura

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança significativa nas regras de seleção para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir da edição de 2026. A principal novidade é que os candidatos poderão utilizar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou seja, 2023, 2024 e 2025 para concorrer a vagas em universidades públicas.
Anteriormente, o Sisu considerava apenas a nota da edição mais recente do Enem. Com a alteração, a seleção dos candidatos será feita automaticamente pelo sistema, que buscará e utilizará a nota do Enem (dentre as três últimas) que resultar na melhor média ponderada para o curso escolhido, conforme as regras estabelecidas pelas instituições.
A medida, detalhada no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, tem o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior e tornar o processo de seleção mais flexível e democrático. Para participar, o candidato deve ter realizado ao menos uma das três edições do Enem consideradas, não ter zerado a redação e não ter feito a prova na condição de "treineiro". As universidades e institutos federais interessados deverão firmar o termo de adesão ao Sisu 2026 dentro do prazo estipulado pelo MEC.



Comentários