Quem são os políticos brasileiros presos em Israel em meio ao conflito
- Giro da Notícia
- 14 de jun.
- 1 min de leitura

Em meio ao conflito que atinge o Oriente médio, um grupo de prefeitos brasileiros ficou retido em Israel enquanto participava de uma missão institucional. Por conta da violência e do fechamento de aeroportos, o grupo não consegue embarcar de volta ao Brasil e, para se proteger de possíveis ataques, buscou refúgio em bunkers junto a outras pessoas na mesma situação.
Com o confluto aumentando a cada hora, os representantes vêm tentando encontrar uma saída para deixarem o país em segurança. Preocupados tanto com suas comunidades quanto com suas próprias famílias, os prefeitos cobram uma posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando ao governo federal uma saída diplomática e rápida para trazê-los de volta pra casa o quanto antes.
De acordo com fontes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Itamaraty já está tentando encontrar alternativas junto às autoridades de Israel para garantir o retorno seguro da comitiva.
Ainda não houve registros de feridos no grupo, que permanece protegido em um bunker, longe das zonas de conflito. A situação revela o perigo vivido pelos brasileiros retidos, longe de suas comunidades, de suas famílias e de suas responsabilidades como representantes eleitos.
Entre os prefeitos retidos estão:
✅ Álvaro Damião (União), de Belo Horizonte (MG)
✅ Cícero Lucena (PP), de João Pessoa (PB)
✅ Claudia Lira (Avante), vice-prefeita de Goiânia (GO)
✅ Johnny Maycon (PL), de Nova Friburgo (RJ)
✅ Nélio Aguiar, ex-prefeito de Santarém (PA)
✅ Vanderlei Pelizer (PL), vice-prefeito de Uberlândia (MG)
Comentários