top of page

Nova onda de calor chega ao Brasil com temperaturas recordes



ree

Setembro de 2025 chegou com uma forte onda de calor em praticamente todo o Brasil. O ar quente predomina desde os primeiros dias do mês, trazendo temperaturas muito acima da média histórica em várias regiões. No Centro-Oeste e no interior do Nordeste, máximas podem alcançar 40 °C em dias mais quentes.


No Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no norte de São Paulo, espera-se temperaturas entre 34 °C e 37 °C durante a primeira quinzena. O ar seco é outro elemento presente: umidade do ar pode ficar abaixo de 20% em áreas internas do Nordeste e do Centro-Oeste.


As chuvas, que normalmente começam a aparecer ao fim da tarde nesta época, serão esparsas e irregulares no Sudeste e Centro-Oeste durante grande parte do mês. Segundo o INMET, as temperaturas ficarão acima da média em quase todo o país, com destaque para Pará, Mato Grosso, leste de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.


Essa onda de calor acontece num momento em que há previsão de resfriamento do oceano Pacífico, mas ainda sem consolidação de La Niña, o que pode retardar a elevação da umidade e a chegada de chuvas mais regulares.

Além disso, os institutos de meteorologia avisam que fenômenos como correntes de umidade, que ajudam a amenizar o calor ou gerar chuvas, deverão surgir mais fortemente só no final de setembro, especialmente nas regiões Norte e Centro-Sul.


Aumento de casos de desidratação, insolação e problemas respiratórios, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.Estresse hídrico em regiões mais secas, devido à evaporação elevada e à menor recarga de aquíferos/cursos d’água.Sobrecarregamento no consumo de energia (ar-condicionado, ventiladores), podendo gerar picos de demanda.Redução do conforto térmico, afetando produtividade e qualidade de vida.

 
 
 

Comentários


bottom of page